Rosemira Nayla

Rosemira Nayla
Eu

domingo, 22 de agosto de 2010

Autofagia e Heterofagia....


  • Autofagia é processo complexo que promove a renovação celular, digerindo organelas velhas da célula.
  • Heterofagia ou digestão intracelular é o processo no qual a célula fagocita os componentes externos.

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Necrose...


Ao microscópio óptico percebemos alterações citoplasmáticas e alterações nucleares.
As alterações citoplasmáticas consistem em aumento da acidofilia, retração e vacuolização. As alterações nucleares consistem em picnose (compactação do núcleo), cariorréxis (fragmentação do núcleo) e cariólise (dissolução nuclear).

Tipos de Necrose:

Necrose Por Coagulação ou Isquêmica: Neste tipo de necrose as proteínas celulares são desnaturadas. Ex: Infarto do Miocárdio.
Necrose Por Liquefação: Nesta necrose o tecido afetado se liquefaz rapidamente.
Ex: Infecções bacterianas com formação de pus e no Sistema Nervoso Central.
Necrose Litica: Esta necrose ocorre nos hepatócitos à hepatites virais.
Necrose Caseosa: Nesta necrose o tecido fica com aspecto de queijo, tornando-se assim um tecido branco e amolecido. Ocorre habitualmente em tecidos afetados pelo bacilo da Tuberculose.
Necrose Gomosa: É uma variação da necrose por coagulação na qual o tecido necrosado assume aspecto compacto e elástico como a goma-arábica. Ex: Síflis Tardia ou Terciária.
Necrose Gordurosa: Esta necrose ocorre quando há o estravazamento de liases pancreáticas ativadas que liquefazem as membranas dos adipócitos. Forma áreas esbranquiçadas no tecido adiposo. Ex: Pancreatite Aguda.

Lesão Celular Irreversível...


Necrose X Apoptose

Necrose:

Lesão Celular Irreversível, é um processo patológico de morte celular, que sempre causa inflamação ao paciente. Esta inflamação é causada devido os restos celulares que são jogados no interstício do paciente.
Na necrose as células morrem de forma inesperada e desorganizada, são elimidos grupos de células. Na necrose ocorre fagocitose por macrófagos.

Apoptose:

Lesão Celular Irreversível, processo fisiológico de morte celular programada, o organismo escolhe a célula que irá eliminar, geralmente são eliminadas as células velhas e defeituosas isso acontece para evitar a multiplicação dessas células. Durante a apoptose o paciente não tem inflamação.
Na apoptose a fagocitose ocorre por células adjacentes.
A apoptose é um processo que acontece durante toda a vida com gasto de energia, utilizando vias caspazicas.

sábado, 14 de agosto de 2010

Doença de Gaucher...


A doença de Gaucher é a doença de depósito lisossômico mais comum. É uma doença autossômica recessiva causada por uma mutação no gene GBA. Esta mutação causa a deficiência da beta-glicosidase ácida ou beta-glicocerebrosidase, que leva ao acúmulo de glicolipídios nos macrófagos principalmente em baço, fígado, medula óssea e pulmão. Em um pequeno número de pacientes (aproximadamente 5%), há comprometimento do sistema nervoso central (SNC).

Os lisossomos situam-se no interior dos macrófagos, que funcionam como células “lixeiras” do organismo, responsáveis pela “limpeza” dos restos de células velhas. Devido ao acúmulo do substrato lipídico, os macrófagos são impedidos de realizar suas funções. Ficam pesados, “gordos”, cheios de glicocerebrosídeo não digerido – como ficaria alguém que não digerisse os alimentos após uma refeição – e passam a ser chamados de células de Gaucher.

As células de Gaucher acumulam-se principalmente nos tecidos do fígado, do baço, do pulmão e da medula óssea. Também os rins, os gânglios e a pele podem ser afetados. Em menor escala registra-se o acúmulo nos tecidos do sistema nervoso central. Os órgãos que contêm tais células aumentam de tamanho, o que ocasiona manifestações clínicas de tipo e gravidade variáveis.

Aterosclerose...


A aterosclerose é uma doença crônica-degenerativa que leva à obstrução das artérias (vasos que levam o sangue para os tecidos) pelo acúmulo de lípideos (principalmente colesterol, que encontra-se depositado sob a forma de cristais rombóides) em suas paredes.

A aterosclerose pode causar danos a órgãos importantes ou até mesmo levar à morte.

Tem início nos primeiros anos de vida, mas sua manifestação clínica geralmente ocorre no adulto.

Degeneração Gordurosa ou Esteatose...



Alguns fatores que levam a Degeneração Gordurosa:
  • A degeneração gordurosa ocorre devido o acumulo de triglicerideos dentro das células parenquimatosas;
  • Esta degeneração pode também ser causada por toxinas, desnutrição protéica, diabete melito, obesidade e anoxia;
  • O metabolismo hepático também é um dos fatores q causam a degeneração gordurosa.

Na degeneração gordurosa podem ser observados vacúolos claros no interior das células parenquimatosas, ou vermelhos - alaranjadas.



Degeneração....



  • De uma forma geral a degeneração caracteriza-se pelas alterações regressivas das células, manifestadas por modificações da estrutura citoplasmática e nuclear por diminuição da função celular.

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Lesão Celular...


A Lesão Celular Reversível como o próprio nome diz é uma lesão que pode ser revertida, ou seja, a célula sofre alterações funcionais e morfológicas, porém permanece viva e suas alterações geralmente podem ser corrigidas, quando os estimulos nocivos que a célula está sofrendo param.

Quando a Lesão Celular Reversível permanece recebendo estimulos nocivos intensos esta lesão ultrapassa o Ponto de Irreversíbilidade e evolui tornando-se uma Lesão Celular Irreversível, culminando com a Morte Celular.



Exemplo de Apoptose...


Apoptose no Granuloma Esquistossomótico do Fígado!

Apoptose....


Para alguns a Apoptose é um processo de morte programada da célula, porém para outros como o professor Flávio Furtado a Apoptose é um processo de Adaptação Celular.

Adaptação e Lesão Celular...

Quando uma célula em seu estado normal (Homeostase) sofre uma demanda aumentada de estresse, ocorre uma Adaptação Celular, por exemplo, nas fibras musculares esta adaptação é chamada de hipertrofia. Estas adaptações podem ocorrer em situações normais como a gravidez (hiperplasia dos ácinos mamários), menopausa (atrofia do endométrio) ou situações anormais, como ocorre na hipertensão arterial, por causa do aumento da resistência vascular periférica e que produz hipertrofia cardíaca.
Caso a célula normal receba estímulos nocivos ocorrerá uma incapacidade adaptativa da célula, ocasionando a Lesão Celular. Esta incapacidade de se adaptar provoca Lesões Subcelulares sendo estas Apoptose e a Lesão Celular Reversível, que pode evoluir e se tornar uma Lesão Celular Irreversível !

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Patologia....

De uma forma geral patologia é o estudo das doenças sob diversos aspectos.

Esta ciência estuda as alterações estruturais e funcionais das células, dos tecidos e dos órgãos que estão ou podem estar sujeitos a doenças.